Cuidados com Invisalign: como limpar os alinhadores

Você já está utilizando Invisalign para ter um sorriso perfeito? Saiba quais os cuidados você deve ter para manter a saúde bucal em dia.
Cuidados com Invisalign: como limpar os alinhadores

O Invisalign é um alinhador invisível que entrega o sorriso perfeito sem mudar sua aparência durante o tratamento. Assim como qualquer outro aparelho, ele precisa de cuidados.

Por isso, vamos mostrar como limpar os alinhadores e quais são os principais cuidados com o Invisalign.

Um dos maiores mitos sobre o Invisalign é que ele não é tão higiênico quanto os aparelhos tradicionais, porém isso é um equívoco.

Por não fixar nada nos dentes do paciente, a limpeza dos alinhadores e dos dentes é muito mais completa e facilitada.

Para manter a saúde bucal, você apenas precisa remover o alinhador. Então, escova os dentes e passa o fio dental sem dificuldade nenhuma. Neste artigo, você vai conferir nossas dicas de cuidados com o Invisalign e como limpar os alinhadores.

Leia também:

1 Como limpar os alinhadores

Para manter o seu Invisalign sempre limpo, o ideal é lavá-lo com água morna e escová-lo com a sua escova de dentes. Cuidar dos alinhadores é fundamental para garantir o sucesso do seu tratamento.

Você ainda pode utilizar pastilhas especiais ou os cristais de limpeza da própria Invisalign.

Essa solução, quando misturada à água, limpa profundamente os alinhadores, removendo impurezas que podem prejudicar seus dentes. O uso desses cristais, entretanto, não é obrigatório.

2 Mantenha a higiene bucal

O cuidado com os seus dentes enquanto utiliza os alinhadores é exatamente a mesma que você teria se não utilizasse. É indicada a escovação completa dos dentes após cada refeição e o uso de fio dental também.

Aliás, o Invisalign precisa estar acoplado aos seus dentes durante 22 horas por dia, mas você sempre deve tirá-los para comer.

Para escovação, utilize uma escova de cerdas macias e certifique-se de que não sobrou nenhum resíduo nos dentes antes de recolocar o Invisalign.

O Dr. Gunther, especialista em alinhadores invisíveis na Odonto RR, nos mostra no vídeo abaixo a maneira correta de passar fio dental:

3 Atenção às restrições

O Invisalign, por ser removível, não impede que você coma ou beba qualquer alimento e bebida.

Porém, existem algumas restrições e cuidados com os alinhadores para que você usufrua o tratamento ao máximo. Na hora das refeições, você deve retirar seu Invisalign e guardá-lo no estojo próprio.

É indicado que você evite fumar durante o tratamento pois, além de fazer mal à saúde, o cigarro pode manchar os alinhadores e fazer mal aos dentes.

Fora isso, são muito poucas as restrições que o Invisalign traz para sua vida. Ele pode ser utilizado durante a prática de esportes, no banho e na hora de dormir.

Além disso, o tratamento só será eficaz se você retirá-lo apenas na hora de comer.

Cuidados com seu Invisalign: como limpar os alinhadores

4 Manuseio e cuidados com o Invisalign

Os alinhadores são produzidos em SmartTrack, um polímero de alta performance resultante de mais de vinte anos de pesquisas e estudo.

Porém, isso não significa que você não deva tomar cuidado ao manusear os seus alinhadores.

Para garantir a vida útil do seu Invisalign, é indicado que sempre que retirá-lo da boca, você guarde-o no estojo. Procure nunca colocar seus alinhadores diretamente no bolso ou enrolado em um papel.

Por ser pequeno, leve e transparente, se você deixá-lo solto em algum lugar, as chances de danificá-lo são grandes.

Confira o vídeo abaixo para maiores dicas de cuidados:

Como funciona o Invisalign: conheça o tratamento

Feitos sob medida e utilizando uma tecnologia moderna, o Invisalign é uma alternativa aos aparelhos tradicionais de bráquetes e borrachinhas.

Ele alinha o sorriso de forma quase invisível, sem dor e nem incômodo, com a mesma eficiência e muito mais higiene.

Os alinhadores transparentes se popularizaram nos anos 2000 por proporcionarem maior conforto e discrição aos pacientes. Além disso, eles garantem um tratamento mais rápido em relação aos aparelhos convencionais.

Mais de 6 milhões de pacientes no mundo inteiro já conquistaram seu novo sorriso com o Invisalign e esse número não para de crescer.

Os alinhadores da Invisalign são produzidos por meio de impressão 3D e projetados exclusivamente para o formato da boca e dos dentes do paciente. Ou seja, são totalmente personalizados e precisos.

Eles atuam promovendo a movimentação dos dentes gradualmente conforme um planejamento digital feito com scanner 3D e softwares específicos.

O resultado dessa abordagem é um tratamento mais rápido, sem surpresas e sem incômodo.

Para entender melhor como funciona o passo a passo do tratamento, assista ao vídeo abaixo em que o Dr. Gunther explica as etapas do Invisalign:

Invisalign X aparelhos tradicionais

Usar aparelho nos dentes sempre gera expectativa, especialmente por causa da nossa aparência. Aliás, é comum que muitos pacientes evitem tratamentos ortodônticos por não saber que existem alternativas mais discretas.

Quando em comparação com os tratamentos convencionais, o aparelho com bráquetes e borrachinhas, o Invisalign se torna uma alternativa interessante por:

  • Não alterar a aparência do paciente;
  • Entregar resultados em menor tempo;
  • Ser confortável e não causar dor ou incômodos;
  • Ser mais preciso e sem surpresas;
  • Facilitar a limpeza dos dentes.

Quais problemas ortodônticos o Invisalign corrige?

A dúvida que fica para muitos pacientes, e, às vezes, até mesmo para muitos profissionais da área, é se o Invisalign corrige os mesmos problemas ortodônticos que o aparelho com bráquetes e borrachinhas.

Por fugir da estética dos aparelhos tradicionais, pode até parecer que o Invisalign só funciona para pacientes que queiram alinhar os dentes. Mas isso é só um mito.

Na imagem abaixo, você confere os principais problemas que o Invisalign resolve:

Cuidados com Invisalign: como limpar os alinhadores

E então, você tirou algumas das suas dúvidas sobre como limpar o Invisalign e manter os cuidados com os alinhadores?

Se você tiver mais perguntas, agende uma consulta conosco e venha entender essa alternativa discreta e sem dor para aparelhos tradicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *