Reabilitação Oral: conheça procedimentos que devolvem sua confiança ao sorrir

Na reabilitação oral, o paciente passa por procedimentos que ajustam a mordida e a estética dos dentes, devolvendo a confiança no sorriso.
Reabilitação Oral: conheça procedimentos que devolvem sua confiança ao sorrir

O sorriso é o cartão de visitas de qualquer um. A estética é importante e muda a autoestima das pessoas. Mas muito além disso, um sorriso bonito também costuma ser sinônimo de boa saúde bucal.

Por isso, o cuidado com os dentes facilita a mastigação, a fala e a aparência.

Se você não tem um sorriso perfeito, não se desespere. Existem diversos procedimentos para corrigir os dentes.

Você pode recorrer a algum deles para melhorar a estética ou para corrigir algum tipo de trauma (como dente quebrado, perda dentária, mancha nos dentes e muitos outros).

Conheça os tipos de procedimentos que você pode realizar para voltar a sorrir com confiança:

Procedimentos de reabilitação oral

Para cada caso, há um tipo mais indicado de reabilitação oral. Existem as reconstruções diretas, que são as feitas diretamente no dente do paciente, modificando-o para ficar como desejado.

E as reconstruções indiretas, quando é inserido um novo elemento na boca do paciente para corrigir ou modificar o sorriso ou a mordida. 

Ambos os tipos de reconstrução dental são amplamente utilizados nos consultórios odontológicos para trazer o resultado desejado.

Muitas vezes, o paciente chega até o dentista com uma queixa específica a ser resolvida, como um dente lascado ou a ausência de um dos dentes.

Em outras vezes, durante a consulta, o dentista indica procedimentos que podem melhorar as funções bucais ou a aparência do paciente.

A partir daí, é feito o planejamento digital do sorriso para avaliar as melhores técnicas a serem utilizadas e mostrar o resultado final antes mesmo de o tratamento começar.

Materiais utilizados na reabilitação oral

Para alcançar um resultado satisfatório, a odontologia evoluiu muito nos últimos anos.

Se antes de ir ao dentista era um sofrimento, hoje podemos sair do consultório com um sorriso novo igual ao que tínhamos antes ou até melhor, em alguns casos.

Isso acontece porque os materiais utilizados para os procedimentos simulam, cada vez com mais perfeição, um dente natural.

Para isso, é fundamental procurar profissionais que utilizam os melhores materiais e as tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado.

Conheça os principais materiais utilizados hoje para a reconstrução dental:

Resina: material comumente utilizado em restaurações. Serve para preencher pequenos espaços, como cavidades resultantes de uma cárie, por exemplo.

Ionômero de vidro: muito semelhante à resina e com o mesmo objetivo, é bastante utilizado por alguns profissionais. Sua diferença é a indicação apenas para espaços menores em relação à resina.

Cerâmica: Cada vez mais comum, a cerâmica simula perfeitamente um dente real. Pode ter sua cor e textura adaptada para se parecer com o restante da arcada do paciente.

A cerâmica é bastante utilizada para revestimentos, como as lentes de contato dental, por exemplo.

Por ser facilmente moldável fora da boca do paciente, pode ser produzida para diversos fins oferecendo excelente resultado.

Vale lembrar que cada um desses materiais oferece diferentes acabamentos, durabilidade e resistência. Consulte sempre um especialista para saber qual o mais indicado para o seu caso.

Lentes de contato, implantes dentários e próteses

A seguir, vamos falar especificamente de cada um desses tipos de reconstrução dental para exemplificar como são feitas e para que serve cada uma delas.

Confira no vídeo abaixo as dicas do Dr. Fernando, da Odonto RR:

 

Lentes de Contato Dental

As lentes de contato dental estão cada vez mais populares.

Feitas de uma finíssima camada que cobrem totalmente um dente, as lentes são capazes de transformar o sorriso instantaneamente. 

Antes utilizadas apenas para pequenas correções, as lentes são, hoje, muito solicitadas pelos pacientes que estão descontentes com pequenas manchas ou lascas nos dentes, querem eliminar um pequeno espaçamento entre os dentes ou desejam modificar a aparência de um ou mais dentes da arcada. 

Cada lente de contato dental é produzida sob medida para o paciente, a fim de oferecer uma aparência e funcionalidade perfeitas.

Para ser aplicada, o dente é levemente desgastado para “encaixar” a lente sem que fique qualquer saliência ou imperfeição.

As lentes de contato dental podem servir para os casos de melhoria estética, mas também para corrigir pequenos acidentes ou imperfeições.

Elas podem ser projetadas, produzidas e aplicadas no paciente no mesmo dia da primeira consulta e chegam a durar 20 anos.

Lentes de Contato Dental: uma alternativa para corrigir imperfeições em pouco tempo

Implantes Dentários

Os implantes dentários podem ser utilizados para ocupar o espaço de um, de alguns ou de todos os dentes ausentes na boca.

Eles são ótimas opções, pois oferecem excelente estabilidade na boca, tanto para mastigar quanto para falar e realizar as demais atividades diárias.

A colocação do implante é feita através de cirurgia para implantar o novo dente dentro do osso do paciente.

Após a cicatrização dessa cirurgia para colocação do implante, o dentista fixa uma coroa de dente artificial sobre o implante.

Confira as dicas do Dr. Günther, especialista em implantes na Odonto RR, sobre o assunto:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Odonto RR (@clinica_odontorr) em

Próteses Dentárias

Existem dois tipos de próteses: removíveis e fixas.

A primeira é a popular dentadura, que substitui um ou mais dentes (podendo ser todos da arcada) e pode ser retirada para higienização.

Esse tipo de prótese era muito utilizada no passado e ainda é uma alternativa para os casos de prótese temporária, como no período de cicatrização do implante, enquanto o paciente não pode colocar uma prótese fixa.

Já a segunda, é a prótese que costuma-se colocar sobre o implante.

Ela não pode ser removida e o procedimento de colocação costuma ser simples. Como vimos, a odontologia oferece, hoje, diversos tipos de reconstrução dental.

Confira no vídeo abaixo as considerações do Dr. Fernando, especialista em próteses na Odonto RR:

Se você não está totalmente satisfeito com o seu sorriso ou acha que pode melhorar, agende uma avaliação odontológica para saber a opinião de um profissional.

Você pode transformar o seu sorriso e ainda melhorar a sua autoestima e aparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *